segunda-feira, 21 de maio de 2012

Não tenha medo do novo. Nem se o novo for azul.



Lá estávamos nós. Eu e minha avó no centro do Rio de Janeiro, na área onde há a maior concentração de comércio da cidade. Lojas indianas, papelarias, pessoas gritando para chamar a atenção para as suas mercadorias, carrinhos de mão carregados com goiabas, camelôs... Quando de repente um pontinho azul chama minha atenção na vitrine de uma loja de sapatos. Olhei de perto... Era lindo! Tão lindo que eu ficaria o resto da tarde ali admirando! Tão lindo, que nem a placa na loja que dizia “50% de desconto” era suficiente para me convencer que ele poderia ser meu...        Ainda incrédula olhando a vitrine, ouvi minha vó falar: “nossa querida, lindo esse sapatinho... diferente né?!”, me tomou pelo braço e me fez entrar na loja para olhar melhor. Segundo minha avó, devemos experimentar tudo o que acharmos interessante numa loja. Ela diz: “Se não gostar, não gostou!” Mas tem que experimentar pra saber. Segui o conselho dela: Experimentei o bendito. Pra que? Gostei mais ainda do sapato! Isso é raro acontecer, porque dificilmente me encanto com algo. Costumo ser criteriosa demais para escolher qualquer coisa a respeito de vestuário. Enfim, após ter experimentado o sapato , andado com ele e olhado mil vezes no espelho , minha vó me trouxe de volta a realidade com um cutucão . Ela disse: “Pergunta o preço logo!” . Perguntei. Estava num bom preço; Tão bom que eu pagaria até o dobro por ele. A liquidação era pra valer!  Mas foi aí que meu lado racional começou a me atacar em forma de pensamentos :” Azul ? Quem é que tem um sapato dessa cor? Com o que você vai combiná-lo ? Não vai parecer escandaloso demais ?”. Eu estava em reflexão no meio de uma loja movimentada, e não conseguia me decidir. Foi então que a minha vó disse : “ Querida, o sapatinho é lindo demais. Essa oportunidade não vai voltar, e tendo criatividade você vai poder usá-lo muitas vezes.” Tendo criatividade ...  Eu realmente não tinha pensado nisso! Tudo estava ao meu favor para que eu tivesse aquele sapato, mas até aquele momento eu só soube questionar. Muitas pessoas fazem isso. Não com um sapato. Fazem isso com suas vidas. As oportunidades vêm lindas, acessíveis , confortáveis. Mas não creem em si mesmas nem quando se trata de obter algo que sempre foi um sonho. Pensam demais, analisam demais, têm medo demais. Pensam no que os outros vão pensar. Antecipam problemas, e se esquecem que não é um sapato, e sim sua felicidade. Não tenha medo de tentar o novo quando se trata de algo que você sempre quis. Já dizia Sheakespeare:“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.”
 Não tenha medo do novo. Nem se o novo for azul. E sim, o sapato azul é meu agora, eu o uso sempre que posso.







Um comentário:

  1. você escreve absurdamente bem, Glendinha! parabéns, gostei muito do post! Beijinhos, Daphyne.

    ResponderExcluir