Antes de começar a escrever sem parar, quero contextualizar você a respeito do que é DM9, pois é dela, ou melhor, de uma de suas mais recentes criações que vou falar.
DM9 é uma das cinco maiores agências em faturamento do Brasil, e uma das mais criativas do mundo, quatro vezes apontada a Agência do Ano no Festival Internacional de Cannes, e uma das agências brasileiras mais premiadas no Festival, com 3 Grand Prix e 89 Leões sendo a única agência a ter seis títulos de "Agência do Ano" do Prêmio Caboré ... E por aí vai !
Agora que você já sabe o que é a DM9 (e não é pouca coisa), vamos para a parte legal:
A DM9 desenvolveu um estudo, entrevistando pessoas com idades entre 8 e 60 anos que utilizam variados recursos disponíveis na internet, e montou um material extremamente esclarecedor em forma de documentário.
Confira em dm9ddb.com.br
Nessa pesquisa foram identificados 5 perfis, batizados como "Perfis Digigráficos". Perfil digigráfico se trata de como o indivíduo age em relação ao uso da tecnologia e como ela impacta a sua realidade.
A classificação desses cinco perfis se dá a partir de três critérios :
1 - Quanto e como as pessoas utilizam os recursos e equipamentos de tecnologia em sua vida;
2 - Quais são as intenções que elas têm ao consumir os diversos produtos digitais;
3 - E principalmente, quanto os recursos digitais servem para moldar sua própria identidade.
Tendo isso em mente, vamos ver quais são esses 5 perfis :
IMERSOS: Tiveram parte de sua identidade definida a partir da tecnologia. Com ela conseguiram "se encontrar", definir melhor seus interesses e estabelecer melhores vínculos com o mundo. Suas personalidade e identidades foram definidas pela era digital, que os permitiu dar vida a mais pessoas.
FERRAMENTADOS :Recorrem à tecnologia para agilisae as tarefas, mas não a idolatram. A tecnologia os ajuda nas tarefas cotidianas, facilitam suas vidas. Mas não dependem dela nem são definidos por ela. Esse grupo é um exemplo de como as pessoas redefiniram a maneira como se relacionam com a família, escolas, empresas e governo.
FASCINADOS: Querem parecer modernos e tecnológicos. Para eles, computadores, gadgets e hábitos da Era Digital são ícones da modernidade - e consumir essas novidades ajuda a atestar que são antenados. Eles são um excelente exemplo de como o relacionamento com os outros foi bastante modificado.
EMPARELHADOS: A tecnologia é fundamental para por em prática os projetos de vida. Eles enxergam a tecnologia como a grande companheira para fazer o dia a dia acontecer. Sem ela, a vida fica extremamente complicada. Para esse grupo, as máquinas são como uma extensão do seu corpo, potencializando suas capacidades humanas.
EVOLUÍDOS: O universo das máquinas e da tecnologia é seu habitat. Esses são as crianças e os adolescentes que já nasceram adaptados e estão correndo no mundo digital. Não conhecem o mundo pré digital.
Não deixe de conferir o documentário. Lá estão: A pesquisa detalhada e as entrevistas
com pessoas de diferentes perfis digigráficos que falam acerca do significado que a tecnologia tem para si.
Eu me encaixei no perfil dos "Ferramentados" E você ? Já descobriu qual é o seu perfil ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário