No dia 31 de maio, fiz parte de
um grupo de onze pessoas que visitou a agência LR Marketing, localizada na
cidade de Rio Claro. Primeiramente fomos levados para conhecer a agência. Vimos
aonde trabalham as pessoas responsáveis pela criação, pelo atendimento e pela
parte financeira. Em seguida a moça responsável pelo atendimento nos deu a
possibilidade de fazer perguntas, e assim fizemos e fomos muito bem
esclarecidos.
A LR marketing atua no mercado
desde o ano 2000, mas se estabeleceu oficialmente no mercado a partir do ano de
2005. Já recebeu um prêmio da agência DM9DDB dentre as agências de publicidade
que atendem as mais de 900 concessionárias da marca Honda no país.
Pelo fato de a agência ser muito
pequena, uma pessoa acaba acumulando diversas funções. Um exemplo disso é o
próprio dono da agência, que além de cuidar da parte administrativa é o diretor
de arte. Na RL marketing há três pessoas para a área de criação, três para a
área do atendimento (setor aonde há o maior número de funções acumuladas), e uma
pessoa na parte financeira, mas que também atua como atendimento.
Depois do “momento perguntas e
respostas”, fomos conversar com o dono da agência, Leonardo Raposo. Entramos em
sua sala, aonde acontecem as negociações e reuniões e ele nos contou um pouco
de como foi o início de sua carreira como publicitário, de como foi a criação
do logo da agência e de como o mesmo foi sofrendo modificações ao longo dos
anos.
Leonardo Raposo morou e estudou
durante alguns anos em Londres, e quando voltou para o Brasil, aos 17 anos,
começou a dar aulas de inglês. Depois, aos 22 anos, recebeu um convite para
trabalhar para um jornal fazendo pequenos anúncios. Cursou a faculdade de
publicidade duas vezes para obter melhor aproveitamento. Nessa época, ele já
prestava serviços para empresas e foi assim que decidiu montar a sua própria
agência, a fim de poder atender melhor seus clientes.
O logotipo foi criado em 20
minutos pois, logo após ter criado a agência, surgiu um trabalho de urgência,
em que foi exigida uma folha já com o logo da agência. O logotipo carrega
consigo uma filosofia: Mais do que um belo layout, a agência visa o bom
atendimento ao cliente, exclusivo, marcante e diferenciado, e uma criação
moderna e eficiente. O globo com as linhas sinuosas representa esse significado
global, aonde não há início nem fim.
A agência possui em torno de 31
clientes, sendo a maior parte de Rio Claro. Porém , já foram feitos trabalhos
para empresas de cidades vizinhas e até mesmo para uma empresa de fora do
Brasil, a “La Torre charutos”. O que mais a empresa desenvolve são logotipos e
catálogos de compras para lojas , imóveis, etc.
Foi de extrema importância para o
meu crescimento acadêmico ter visitado essa agência. Mesmo não sendo uma das
maiores, a LR marketing tem bons profissionais. Todos jovens e cheios de ideias.
Foi bom ver como funciona o cotidiano de uma agência e ter reforçados em mente
os conceitos passados em sala de aula a respeito da divisão de tarefas dentro
da agência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário