quinta-feira, 28 de junho de 2012

Meus filhos



Em primeiro lugar, meus filhos nascerão de parto normal. Sem essa de marcar dia para nascer! Eles vão mamar no peito. Todos eles. Nada de leite ninho e esses outros suplementos sintetizados pelo homem. Nenhum deles vai usar chupeta depois que tiver dentes... Meus filhos não vão provar carne, nem açúcar até o dia em que eles souberem falar e tiverem capacidade de pedi-los, e mesmo se  isso acontecer, ouvirão um “sim” só de vez em quando.

 Desde cedo eles terão brinquedos que lhes façam pensar. Estímulo precoce ? (se é assim que chamam o ato de querer que seu filho esteja a frente dos outros na vida adulta, sim! Será um estímulo precoce). Para que um brinquedo faça uma criança desenvolver o cérebro, ele não precisa ser necessariamente caro, nem o mais vendido das lojas. A criatividade e o raciocínio são exercitados quando uma caixa de papelão grande pode se transformar em desde um carrinho, até em uma casa de bonecas; Quando uma cabaninha de lençóis e cabos de vassoura se transforma num mundo encantado ou numa base secreta; quando um simples graveto pode ser mil coisas ao mesmo tempo ...

Meus filhos brincarão fora de casa, andarão de bicicleta , voltarão imundos para casa (afinal Protex, Omo e remédio para vermes estão aí para isso).Eles jogarão videogames, ou qualquer coisa tecnológica melhor que surgir até lá, mas somente os que tiverem algo a lhes acrescentar. Livros de histórias, cruzadinhas, caça palavras e desenhos para colorir sempre estarão na bolsa, para o caso de espera por uma consulta odontológica, pediátrica ou um corte de cabelo, pois não tem nada pior para uma criança do que esperar ou ficar vendo as programações deploráveis que passam na TV; para eles, uma simples espera é uma eternidade.

Eles sempre ouvirão boa música, farão aula de música e cantarão. Serão educadíssimos, a ponto de você querer levá-los para casa; Mas curiosos e questionadores a ponto de fazerem você sentir que é a pessoa mais burra do universo. Meus filhos terão pais presentes; saberão dialogar, saberão pedir perdão quando necessário , saberão arcar com as consequências das escolhas erradas que fizerem.
Terão pais que saberão ouvir, que estarão sempre interessados em suas atividades favoritas, em suas aptidões...Que vibrarão com os seus talentos e investirão neles . Pais que se amarão de verdade, sendo para eles uma base, um exemplo de casamento feliz e não de algo forçado, fingido, ou com interesses por detrás. Meus filhos olharão os álbuns de fotografia e todas as histórias lhes serão contadas abertamente, sem que nada tenha que ser encoberto ou escondido.

Quando se tornarem adolescentes, serão respeitados e compreendidos, afinal, estarão formando sua identidade e precisarão de espaço e liberdade, mas sempre conscientes de que se as regras (previamente estabelecidas junto com eles) forem quebradas, as consequências (também estabelecidas juntamente com eles e algumas inclusive sugeridas por eles) virão.
Meus filhos terão sucesso na profissão e nos seus relacionamentos, serão muito inteligentes e capazes. Formarão famílias lindas e bem equilibradas, e todos os valores passados a eles serão repassados aos seus filhos. Meus netos.

 Quem me dera fosse assim. Queria mesmo poder prever. Mas assim como a vida, cada filho é uma caixinha de surpresas. Cada criança que nasce é um presente e um mistério ao mesmo tempo. Mas enquanto meus filhos não correm por aí e me dão trabalho, eu escrevo. Gosto de pensar como será .

Faltou muita coisa, mas conforme eu for pensando vou postando ! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário