quarta-feira, 13 de junho de 2012

Visitando e Aprendendo




No dia 31 de maio, fiz parte de um grupo de onze pessoas que visitou a agência LR Marketing, localizada na cidade de Rio Claro. Primeiramente fomos levados para conhecer a agência. Vimos aonde trabalham as pessoas responsáveis pela criação, pelo atendimento e pela parte financeira. Em seguida a moça responsável pelo atendimento nos deu a possibilidade de fazer perguntas, e assim fizemos e fomos muito bem esclarecidos.
A LR marketing atua no mercado desde o ano 2000, mas se estabeleceu oficialmente no mercado a partir do ano de 2005. Já recebeu um prêmio da agência DM9DDB dentre as agências de publicidade que atendem as mais de 900 concessionárias da marca Honda no país.
Pelo fato de a agência ser muito pequena, uma pessoa acaba acumulando diversas funções. Um exemplo disso é o próprio dono da agência, que além de cuidar da parte administrativa é o diretor de arte. Na RL marketing há três pessoas para a área de criação, três para a área do atendimento (setor aonde há o maior número de funções acumuladas), e uma pessoa na parte financeira, mas que também atua como atendimento.
Depois do “momento perguntas e respostas”, fomos conversar com o dono da agência, Leonardo Raposo. Entramos em sua sala, aonde acontecem as negociações e reuniões e ele nos contou um pouco de como foi o início de sua carreira como publicitário, de como foi a criação do logo da agência e de como o mesmo foi sofrendo modificações ao longo dos anos.
Leonardo Raposo morou e estudou durante alguns anos em Londres, e quando voltou para o Brasil, aos 17 anos, começou a dar aulas de inglês. Depois, aos 22 anos, recebeu um convite para trabalhar para um jornal fazendo pequenos anúncios. Cursou a faculdade de publicidade duas vezes para obter melhor aproveitamento. Nessa época, ele já prestava serviços para empresas e foi assim que decidiu montar a sua própria agência, a fim de poder atender melhor seus clientes.
O logotipo foi criado em 20 minutos pois, logo após ter criado a agência, surgiu um trabalho de urgência, em que foi exigida uma folha já com o logo da agência. O logotipo carrega consigo uma filosofia: Mais do que um belo layout, a agência visa o bom atendimento ao cliente, exclusivo, marcante e diferenciado, e uma criação moderna e eficiente. O globo com as linhas sinuosas representa esse significado global, aonde não há início nem fim.
A agência possui em torno de 31 clientes, sendo a maior parte de Rio Claro. Porém , já foram feitos trabalhos para empresas de cidades vizinhas e até mesmo para uma empresa de fora do Brasil, a “La Torre charutos”. O que mais a empresa desenvolve são logotipos e catálogos de compras para lojas , imóveis, etc.
Foi de extrema importância para o meu crescimento acadêmico ter visitado essa agência. Mesmo não sendo uma das maiores, a LR marketing tem bons profissionais. Todos jovens e cheios de ideias. Foi bom ver como funciona o cotidiano de uma agência e ter reforçados em mente os conceitos passados em sala de aula a respeito da divisão de tarefas dentro da agência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário