sexta-feira, 15 de junho de 2012

Quem faz o quê ?


Em sala de aula, foram citadas as funções existentes dentro de uma agência de publicidade. São várias, mas uma coisa que percebi é que quanto menor é a agência, mais funções são acumuladas por uma só pessoa . Vejamos quais são essas funções e do que se tratam:

ATENDIMENTO
missão: gerenciar o projeto ( representar a agência na relação com o cliente e ser porta voz do mesmo dentro da agência).
desafio: refletir as necessidades do cliente na agência através do briefing. Equilíbrio na relação com a área de criação e com as negociações com o cliente.

PLANEJAMENTO
trabalha com os planos de marketing, comunicação,utilização da verba, entre outros.

CRIAÇÃO
responsável pela elaboração de ideias que serão utilizadas nas campanhas (anúncios, impressos, filmes para a televisão, etc.) engloba também a produção, que materializa, ou seja, dá vida aos anúncios. Normalmente essa função é formada por uma dupla composta por um redator e um diretor de arte. Compete ao redator elaborar a escrita das artes, sejam elas de folders outdoor ou até mesmo de sites da web. Já o diretor de arte é responsável pela produção das artes: do layout das peças . Para esse setor é indispensável uma bagagem cultural consideravelmente grande.

MÍDIA
área onde se estuda e indica os melhores meios, veículos, volumes, formatos e posições para veicular as mensagens publicitárias. Também  faz parte dessa função acompanhar o desempenho dos produtos e serviços, e planejar, negociar e executar as ações de mídia do cliente.

ADMINISTRATIVO E APOIO
compreende as funções de gerência, finanças, pessoal, contabilidade, almoxarifado, serviços gerais, CPD.


TRÁFEGO
Tem como responsabilidade a constituição da carteira de fornecedores, negociação interna entre departamentos e gestão dos processos dentro da Agência para que se cumpram determinados pressupostos de prazos e organização de trabalho.

PRODUÇÃO GRÁFICA
Aonde são feitos todos os contatos,orçamentos, visitas, consultas com os fornecedores gráficos e produtoras de áudio e vídeo.

(as cores dos títulos das funções acima representam as funções que mais interagem entre si. Ou seja, títulos de cores iguais representam funções que estão em contato direto uma com a outra, como por exemplo : produção gráfica e criação).

E é isso ! Essas são as principais funções dentro de uma agência . Como em todo local de trabalho, uma depende da outra para que a campanha saia bem feita. É  necessário um bom diálogo por parte do atendimento , tanto com o cliente como com a redação, é necessária uma constante busca pelo novo e atualização para os setores de mídia e criação, e muita dedicação por parte do administrativo, tráfego e planejamento ... Essa é a minha leiga receita para o bom funcionamento de uma agência .

2 comentários:

  1. Muito esclarecedor, as pessoas tem muitas dúvidas com relação à quem faz o que em uma agência!

    ResponderExcluir
  2. Éé verdade, eu mesmo não sabia disso antes de fazer o curso de Publicidade..

    ResponderExcluir